quinta-feira, 28 de junho de 2012

0 BOMBA: Prefeita de Conceição anula concurso público, mas não vai devolver dinheiro dos inscritos

A prefeita de Conceição, Vani Braga (PSD - foto), não esperou o resultado das investigações judiciais sobre a Metta Concursos & Consultoria e decidiu anular, por meio de decreto publicado nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial dos Municípios, o concurso público da Prefeitura Municipal, realizado em fevereiro deste ano pela empresa, contratada pela gestora.

Mais de 7 mil candidatos se inscreveram para disputar uma das 429 vagas destinadas ao preenchimento do quadro de pessoal da edilidade, contabilizando mais de 400 mil reais arrecadados pela Prefeitura e repassados à empresa. Difícil mesmo vai ser para quem foi aprovado no certame honestamente e já contava com o emprego, mas, de repente, fica sem nada.


De acordo com o decreto, a anulação do concurso teve como principal motivo a falta de idoneidade da Metta, que teve o seu dono, Almir Pina, preso na segunda-feira passada, 18, em Guarabira, pela Polícia Civil do estado, sob acusação de fraudar o concurso da cidade de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, fato que levantou suspeitas sobre a seriedade dos concursos realizados pela empresa.


Vani Braga justifica sua decisão enfatizando que “o princípio da transparência revela-se como um verdadeiro código regulamentador da conduta gerencial da coisa pública, cuja aplicação merece redobrada atenção do administrador”.


A prefeita afirma ainda no decreto que não se responsabilizará pela devolução do dinheiro aos candidatos que se inscreveram no certame, mas diz que a assessoria jurídica estará à disposição dos que se sentirem lesados, “com vistas a fomentar o sequestro e bloqueio de bens e ativos financeiros da empresa e dos seus sócios diretores”.


Antes da prisão de Almir Pina, a lisura do concurso de Conceição tinha sido questionada pelo vereador Sales Lima, que criticou duramente a Metta Concursos, levantando suspeitas de que o certame foi um jogo de cartas marcadas. No plenário da Câmara, o vereador disse que pessoas semianalfabetas passaram para cargos que exigem bom nível de instrução e, em outros casos, seis ou mais candidatos de uma mesma família também foram aprovados, o que fez o vereador a denominar o certame como concurso das famílias.


Além de Conceição, a Metta foi a responsável pelos concursos das Prefeituras de Santana dos Garrotes, Nova Olinda e Emas. Os nomes dos aprovados já estão com o Ministério Público, que poderá anular todos os concursos feitos pela empresa caso sejam encontradas irregularidades. Outro município que também poderá ter seu concurso anulado é Serra Grande. A Exame Concursos & Consultoria, que foi a organizadora do certame, também está sob investigação judicial.


Com a anulação do concurso de Conceição, a prefeita deverá lançar edital para a realização de novo certame.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Ibiara Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates